aos poucos que se interessam por ler isto, declaro que estão bem vindo. aqui é onde posto algumas coisas que acho pertinentes que acontece comigo, não escrevo tudo por que infelizmente esto é algo que não pertence a classe-que-vive-de-dua-força-de-trabalho, logo faço isto de sopetão. mesmo sendo constantemente forçado a caler-me, faz aqui meu grito

Pages

10/01/2011


deitado no Terraço

Deitado no terraço

sabe os momento que você tira para você mesmo, e apenas para você???

Isto pode ser em qualquer momento do dia, tanto só ou no meio de uma multidão, os olhos ficam visando o vazio e nem você mesmo sabe o que esta acontecendo contigo, tentarei descrever (sei que não conseguirei ser fiel, mas tentarei ter o máximo de precisão) o que me passou na mente quando deitado em alguns tatames no quintal enbaixo de um pé de ameixa o que me veio em mente:

Vejo o verde, mas todo este verde não vem do acaso, esta expresso nas folhas desta árvore, olhando melhor, estas folhas tem diversos aspectos de verde e esta fixadas nos galhos da árvores, este galhos tem alguns espinhos, concerteza deve ser para proteção.

Não me recordo a ultima vez que tinha parado para pensar nestas coisas, quantas vezes paramos para pensar nisto??? nossas vidas tão atribulada estão a cada dia funcionando no automático.

Ao olhar o chão percebo algumas ameixas das quais já estão maduras, boa parte delas estava com buracos de vermes que já devem ter virado moscas, moscas das quais sobrevoava todo aquele lugar, não eram muitas mas se alimentavam também daquelas ameixas maduras.

Ainda haviam o tráfego de algumas formigas e folhas secas, percebi o quanto de vida havia ali, era apenas um quintal, mas haviam uma imensa diversidade de vida e morte ali.

O que diferencia a folha seca das que estavam grudadas nos galhos?
o que diferencia as ameixas no chão das as que estavam na árvore?
o que diferencia os mosquito de sua larva???

A folha é folha sendo verde ou seca,. a ameixa continua sendo ameixa e o mosquito não era mosquito antes, era uma larva.

Acontece que aquilo foi uma transformação da suas formas, no nascimento delas já estavam a gênese de sua transformação e logo de sua morte.

A folha que cresce hoje, amanhã secará, é mais uma etapa de sua vida, ou mais um processo se este for o conceito certo..

Aquele terraço era uma totalidade, mas cada objeto que estava lá não era independentes, não eram partes que compunham esta totalidade, e sim era elementos que constituíam esta totalidade chamada terraço ou quintal,cada objeto (ameixas, árvore, folhas, insetos) tinham em comum o movimento de transformação e isto é tão magnifico, esta vida independe de mim, mas naquele momento aquilo tudo também interagia comigo, já fazia parte de minha história.

Percebi o que é pesquisar, os elementos não se demonstram na sua aparência, mas em seu movimento e cada  objeto tem uma multiplicidade de determinações que depende e independem de si.

Ao olha para o lado vejo meu óculos, este talvez seria o objeto do qual esta mais desconexo naquele momento, foi um objeto criado pelos seres humanos para tirar um defeito que poder surgir com o tempo que é a dificuldade de enxergar, dali, os óculos simbolizava o quanto o seres humanos podem moldar toda aquela natureza a seu bel prazer (necessidades), o quintal existe independente de mim, mas foi criado pelo homem, aquela árvore duvido muito que nasceu do nada ali, antes fosse uma semente dento de uma ameixa semelhantes aquelas maduras caídas no chão, deve ter sido plantada por outro ser humano. Quantos quintais existem mundo afora, mas nenhum igual a aqueles, se eu aparecer ali amanhã será que o quintal será o mesmo?????

Neste pensamento bate um vento e leva mais algumas folhas , algumas que sem eu ter percebido havia caído no meu corpo.

Realmente um dia após eu ter deitado naquele aquele jardim estaria diferente, mesmo sendo o mesmo jardim.

Mas como tudo na vida não e eterno, percebi que estava na hora de voltar a minha rotina, é Mario a vida continua.
2

2 comentários:

Unknown disse...

que profundo Mário, a dialética e a causalidade ....

mario folha disse...

isto complementará tudo i que já foi escrito:


O Universo não é uma idéia minha
por Alberto Caeiro

O Universo não é uma idéia minha.
A minha idéia do Universo é que é uma idéia minha.
A noite não anoitece pelos meus olhos,
A minha idéia da noite é que anoitece por meus olhos.
Fora de eu pensar e de haver quaisquer pensamentos
A noite anoitece concretamente
E o fulgor das estrelas existe como se tivesse peso.

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t